sexta-feira, 23 de março de 2012

Portugal. Türkiye. Deutschland.

About Deutschland, Portugal e Türkiye.

Se eu pudesse escolher um lugar para visitar nos próximos anos, não poderia ser um. Seria Alemanha, Portugal e Turquia. Esses dois últimos de onde vieram os meus familiares (paternos e maternos - respectivamente.)

Como não amar portugal, se eu me sinto, assim, uma portuguesa, ora pois? Se desde que eu nasci, meu pai cozinhava bacalhau e meu avô me chamava de "bilinha" com um sotaque "pernambugal"? Como não amar minha nossa Senhora de Fátima, que está em todas as partes da minha casa e do meu coração. Como não amar Condado Portucalensa, que permanece presente em vários pedacinhos do meu Brasil, que um dia foi português? Se eu me emociono quando ouço um fado, não deve ser por minha herança genética, mas pela herança fraternal que veio lá de Macieira, Barcelos. Um lugarzinho tão romantico, lindo, antigo e cheio de "um pouco de mim", pelo menos é assim que me sinto. Saudade do carvalho português, da sardinha na brasa, do catolicismo, do minho, de você, vovô, muita. Como não lembrar a sensação arrepiante que senti ao pisar no santuário de Fátima? como esquecer do orgulho que sinto ao saber que  o heroísmo dos Lusíadas de Luís de Camões, a "navegação" de Fernando Pessoa, o romantismo de Eça de Queiroz, a genialidade de José Saramago eram, são e serão para sempre Portugueses? Portugal, meu amor, você merece uma declaração melhor que essa, com muito tempo de dedicação a citar as maravilhas que penso sobre ti. Posso deixar para depois? Hoje estou sem tempo, mas só queria dizer que além de querer visitar os outros dois lugares da europa citados acima, não poderia deixar de falar de você. Minha saudadinha.  Até loguinho, se Deus quiser. Gostaria muito de falar de ti pisando no teu solo.

Outro lugar maravilhoso que eu adoraria visitar é o terceiro nome deste título. Alemanha. Não quero te visitar, querido solo Deutsch, para apreciar a sua beleza, que inegavelmente é moldada pela sua genial arquitetura e estrutura. Que estrutura! Eu, como brasileira, invejo a tua educação, saúde, transporte...
Quem não adoraria conhecer uma nação com a tua história, com a tua imponência? Maior população da União Européia,  não só de Alemães, tu és também o lar da terceira maior população de migrantes internacionais em todo o mundo (ainda é esse o ranking? Não sei!),  Deutsch, você me surpreende sempre, e eu adoro. Não és só a quarta maior economia do mundo. Para muitos és Das Land der Dichter und Denker (A terra dos poetas e pensadores). Para mim, és mãe e criadora dos maiores gênios que conheço, minha curiosidade por você, é também para conhecer o lugar dos teus filhos, o lugar de onde veio a genial maestria de Mozart, Beethoven, Bach, e tantos outros maestros que não conheço ou esqueci. Mas não há como esquecer a "perfeição" do teu idealismo clássico, sem falar dos memoráveis  Kant, Hegel, cujas obras, adorei conhecer. Não posso deixar de falar daqueles que influenciam muitas culturas, outras nações, outros idealismos, e muitas pessoas a aguçarem esta curiosidade por ti: Marx e  Engels. Alemanha, tu és tão maravilhosa como eu sonho que és? Minha curiosidade por ti tem nome e sobrenome: Amor Platônico.

Por fim, mas não menos importante, gostaria muito de respirar teu ar, querida Turquia.

Mesmo sem te conhecer bem, tua diferença perante a minha realidade afetam meu comportamento curioso. Mais ainda ao saber que parte do que sou, também, faz parte de ti. Confesso, não me sinto Turca, desculpe-me pela grosseria, ainda assim seria um prazer conhecer-te. Tu e teus 'Ks', como o do sobrenome Barkokebas. E digo a ti: Também me irrito quando te confundem com Gregos, como pode tamanha ofensa?
Minha curiosidade começa pela diferente percepção que temos do mundo. Sois outra cultura e claro, com muitas coisas encantadoras, mas o que me encanta mesmo em ti, além da forma como teu povo se veste e se comporta, é a tua excêntrica beleza natural, especialmente o pamukkale, teu mágico castelo de algodão. Espero te ver em breve, para falar um pouco mais profundamente de ti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário